terça-feira, 24 de agosto de 2010

O CAVALO DA PRAÇA NOVA

A imponente estátua do nosso grande Rei D. Pedro IV, situada na Praça da Liberdade ( antiga Praça Nova ). O Brasão frontal e visível tem por baixo a dedicatória « A Cidade do PORTO - 1866 ». Em fundo, no topo da Avenida dos Aliados, a Câmara Municipal do Porto. Um dos grandes e emblemáticos simbolos da Invicta. Construção em granito branco, característica generalizada na « Mui Nobre e Sempre Leal Cidade Invicta ». Dando relevo à imagem verifica-se que todos os edifícios são igualmente de construção do dito granito.
Outra característica, importante e de relevo, é que nas traseiras da Câmara está a Igreja da Trindade e porquê? Segundo me contavam os antepassados a Avenida era para continuar, mas como o clero jamais permitiu a demolição da dita, implantaram-lhe na frente a Câmara. Ainda é do meu tempo o Edifício estar na construção estrutural e a Câmara funcionar na Sé, exactamente no actual Paço Episcopal.
Estas coisas, com muito valor, eram contadas, como é natural pelos avós. E já agora aproveito para deixar mais uma citação ligada à estátua, transmitida por Avó, tripeira de gema, natural da Freguesia de S. Ildefonso:
«"( O cavalo da Praça Nova
Está virado prá cidade
Para matar os ...
E as Irmãs de ... )"»
Virado prá Cidade. Mas pela foto verificam que agora está virada para o rio. É que ainda não há muito tempo, salvo erro nas ultimas remodelações da Urbe e que alguma polémica gerou, a Estátua foi invertida no sentido. Justificou?!!! Isso fica para os eruditos na matéria.


3 comentários:

  1. O quê? Mudaram o sentido da estátua?
    Talvez para continuar virada para a cidade mas a que fica em Gaia, não?
    Anteriormente estava "virada para a igreja da Trindade para matar os padres e as irmãs da caridade"... eheheh.
    (É assim o dito, amigo Pedro?)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não caro amigo. Não foi para ficar virada para Gaia, embora essa vassalagem seja uma obrigação, uma vez que o "«Poerto»" sendo a capital, Gaia é a "«Naçon»". Em Gaia viveu o Rei Ramiro e eu conheci os vestigios do Castelo, razão porque lá existe a Rua do Rei Ramiro e o Lugar do Castelo. Ando a fazer pesquisas e a tentar a possibilidade de levar os meus netos a conhecer essa preciosidade. Eles não acreditam na história.
    Quanto ao ditado não é os padres " é os jesuitas ". Já sabia? Pesquisou?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Amigo ATP, a titulo de acrescento penso que a a rotação da estátua se deveu a que todas as estátuas no Porto estão viradas para o rio ou o mar. Será? Não me lembro da razão, mas polemica na altura deu.

    ResponderEliminar