Uma das belas fontes que ainda existem e fizeram parte da minha vida, na infância. Quanta água dela bebi, quanta água dela levei para casa ( hoje já não seria possível - diz que é imprópria para consumo - as nascentes e seu curso foram poluídas - o que o homem fez e continua ... ).
Pela foto, na parte superior, tem a sigla "« C. M. G. = Câmara Municipal de Gaia = e logo por baixo um Brasão. A bica em tubo, sem torneira, e como sempre a água a correr, sinal que a nascente continua infindável e o seu curso não foi desviado !!!, a bica sai de uma esfinge. A bacia onde acumula a água até ao tubo ladrão, foi feita para os animais beberem ( lembra-me dos cavalos, burros e vacas a puxarem carros bem carregados, o fazerem ).
O seu enquadramento é composto por granito e de talha ímpar. O escultor, penso que anónimo, é autor de tão magnífica obra e credor de todos nós que cá continuamos para a usufruir . Os nossos antepassados legaram-nos maravilhas e que o homem por vezes não respeita. Conheci outras que foram bandalizadas e até destruídas com autorização das entidades oficiais. Quantas vezes os interesses ... se sobrepõem?!!!
Esta fonte fica na antiga Rua Direita ( nome verdadeiro " Cândido dos Reis " ), em Santa Marinha. Rua onde vivi até aos 15 anos, mas que continuei a frequentar por mais alguns, "« lá estava a Escola Industrial e Comercial ( antiga Passos Manuel ), onde me formei »" e não só, lá ««casei»». Por ironia do destino, continuo ligado à rua, sou o Sócio n.º 59 da Tuna Musical de Santa Marinha.
Quando volto, em visita, no habitual passeio à "« Beira Rio »", tenho que calcorrear a minha Rua Direita. Regresso sempre com saudades e o desejo de ser possível um dia lá...
Sem comentários:
Enviar um comentário