domingo, 15 de agosto de 2010

A Câmara de Gaia esteve na Rua Direita

Já conhecia a história desde "catraio", mas qual não foi o meu espanto e surpresa ver estampada na parede do «Edifício da Minha Rua Direita» tão ilustre placa. Não resisti a fotografar e publicar neste meu blog. Pelos escritos anteriores localizam, de certeza, que o edifício é o mesmo em que funcionou a Escola Industrial e Comercial de Gaia, mais precisamente a antiga "« Escola Industrial de Passos Manuel »". Falta de orientação e apenas pela diferença de um ano, eu não me formei na dita e tão famosa »» Passos de Manuel »».
Mas em paralelo, e durante 4 anos, lá conheci amigos do curso e da ainda escola Passos Manuel, até se formarem. Entre eles, e muitos ainda se lembram, do " António Morais ", grande futebolista, formado na escola de infantis do Candal e mais tarde transferido para o Futebol Clube do Porto, onde foi uma referência nacional.
Nos anos 40 e parte dos 50 a Escola recebia alunos dos Concelho limítrofes, e que me lembre , entre outros, tinha um colega de Ilhavo ( ia todos os dias para a Escola - de comboio como não poderia deixar de ser,!!! era grande o sacrifício?!!! e existia alternativa para quem queria ser algo na vida? Quais os sacrifícios e sobressaltos desses pais. Qual o aperto constante no seu coração? Dois anos mais tarde também lá estudou o Xico Peres, talentoso jogador de futebol do meu Candal ( o seu pai foi exemplo como uma das grandes referências e glórias do Candal ), e só autorizou a saída do filho para o Benfica, no tempo do Bela Gutmam, depois do Clube Desportivo do Candal subir de divisão. O clubismo, bairrismo e honra pautavam-se por princípios. Mais tarde foi um " craque " no Guimarães, Lembram-se? Eu lembro e recordo.

Sem comentários:

Enviar um comentário