sábado, 4 de setembro de 2010

Porto - Pela zona "Campo Mártires da Pátria"

"«« Interior da Igreja das Carmelitas »»"

Revisitar, viver, recordar e actualizar é bom, revitaliza.

A meio da tarde, dia soalheiro, com a temperatura mais convidativa, foi o passeio dedicado ao conjunto cosmopolita do "« Campo Mártires da Pátria »", com destaque para o " Jardim da Cordoaria ", a " Igreja dos Carmelitas e ou Descalços "( integrada no conjunto da Venerável Ordem da Terceira do Carmo - uma pesquisa na Web aos dois Monumentos aconselha-se, vejam as imagens e não só - )", a Praça dos Leões, a Reitoria da Universidade do Porto, o Hospital de S. João, a antiga Cadeia da Relação ( hoje Centro Português de Fotografia ), a Torre dos Clérigos, a famosa e célebre " Livraria Lello " e mais, mais ...

Na Rua das Taipas o edifício da antiga escola " Mousinho da Silveira " e " Filipa de Vilhena ", escola que a Fernanda frequentou no ano de preparação para a admissão ao Instituto Comercial. Vezes sem conta calcorreei os acessos, especialmente a partir do Infante. "« Amor »", a quanto obrigas?!!

Na curiosidade, pesquisa, observação, interrogação e admiração, » logo a habitual hospitalidade que caracteriza a região! «, a interpelação pronta de um residente: Estão com algum problema? Precisam de alguma coisa? Eu sou daqui, conheço tudo, estejam à vontade, perguntem...

Bem, estamos um pouco confusos, é que no ano 59 fiz uma "guarda" na Casa de Reclusão Militar que era no Mosteiro de S. Bento da Vitória, mas não o consigo localizar. É esse aí. Mas aqui são as traseiras, estão modificadas. A fachada principal fica na outra Rua, a de S. Bento da Vitória. Os agradecimentos da praxe e para lá seguimos.

Regresso pelo Jardim da Cordoaria e na Praça de Parada Leitão, já um pouco cansados, entramos no "«) Café Piolho (»". Típico. Muito conhecido? - É favor! - É emblemático na Urbe. Conhecem? Não? Site: www.cafepiolho.com e ficam a saber a sua real e verdadeira história.

Um só tópico para despertar a curiosidade:

"»# Desde há muito tempo que o Café Âncora D´Ouro é carinhosamente chamado de " Café Piolho ". Na verdade ninguém sabe a razão de tal designação, mas teorias existem muitas! #»".

" O Café Âncora D´Ouro era o centro de convívio por excelência...foi e sempre será o nosso querido piolho

(...)

Desde sempre que o Âncora D´ Ouro foi frequentado pelos alunos da Universidade, mas não só. Os professores também lá iam, e logicamente a convivência era um tanto ou quanto cerimoniosa. Daí alguém começar a dizer que aquilo era uma " piolhice "!.

Seria um professor? Seria um aluno?

Nunca o saberemos, mas sabemos que o nome ficou."

Tomado o "« Cimbalino »", relidas algumas das muitas placas dos encontros e reuniões lá efectuadas, abala que já é tarde.

2 comentários:

  1. Oh Amigo Pedro: Quantas igrejas há no Porto?
    Uma vez, no acompanhamento de umas visitas do estrangeiro à nossa empresa, fizeram-me exactamente essa pergunta, enquanto lhes mostrava a cidade. Lancei um número aproximado (talvez 25) e ainda hoje estou para saber se esse número se aproxima ou não da realidade. Pela amostra que o Pedro tem colocado no blogue não deve andar muito longe. Será?

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Tavares com uma pesquisa será possivel. Vou pensar. Um abraço.

    ResponderEliminar