segunda-feira, 27 de setembro de 2010

OUTONO

Terminou o pico da época balnear. Estamos no Outono. Voltamos à Costa de "ou da?" Caparica. O tempo estava óptimo. O habitual passeio ( caminhada )pela marginal, o café numa das esplanadas, um pouco de leitura, almoço e regresso ao lar.
O Outono já não é o de outros tempos. A foto é esclarecedora, praia sem veraneantes, ocupada sim, mas com gaivotas. Sinal dos tempos? É a Crise? Provável. Ou será que em Outubro, após as colheitas!!!, como quando trabalhavam «à séria» as terras, a Praia voltará a ser frequentada?
Lembro-me dos tempos de jovem que a Foz do Douro e Espinho, isto no NORTE, em Outubro as Praias eram bem frequentadas, fizesse calor ou frio.
Mais palavras para...? Já nos chegam os folhetins com que diariamente somos bombardeados.

2 comentários:

  1. Este hábito de ir para a praia em Outubro em Espinho e na foz do Douro ainda se mantém?

    Hoje em dia com o apoio que encontramos nas praias podemos frequentá-las praticamente durante todo o ano.

    Mas continua a ser um prazer especial ir à Caparica e calcorrear o paredão em qualquer estação do ano.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Completamente de acordo com o amigo. Igualmente continuo a frequentar o paredão da Caparica, Oeiras e Estoril todo o ano. Com mais gosto fora da época balnear.
    No que refere ao apoio é verdade. Tenho um familiar que usufrui da PRAIA todo o ano, no SURF. Uma vez em Janeiro assisti à sua saída da água, "roxo". De arrepiar.
    Sobre a frequência em Outubro, referia-me ao antigamente. Os Lavradores só após as colheitas é que iam com os familiares a banhos. É verdade que no presente as condições de vida e deslocações são diferentes e faceis, bem assim a escola começar mais cedo. Razão da diferença?
    Mas tambem e como antigamente ainda existem Lavradores em número consideravel e ligados directamente à exploração das TERRAS?
    Já agora, na Cova da Beira, não se passava o mesmo?
    Um abraço

    ResponderEliminar