quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

TRISTE? FADO? Não

O " Carpinteiro não seria melhor? Mais eficaz, exigente, disponivel e sempre em cima do acontecimento? Incomadava? Sim, talvez, mas...
Como exemplo de bondade, amor e entrega, só "«JESUS, o Salvador»". Mas infelizmente tambem não agradou a todos e acabou crucificado.
Alternativa: O S. José? O Zacarias? O Zevedeu? Este não, que me desculpe o amigo Gonçalves da Silva. Almas puras poderiam ficar chocadas, e com razão, nisso estou de acordo. Mas os rabos de palha sempre existiram e vão continuar...
Mas afinal qual a razão de "o" chamarem de Carpinteiro!!!
A definição e ofício tem um leque diversificado, mas concreto. Como exemplo temos: Construção Civil, de Móveis, de Moldes, Polivalente, etc e ..., mas tambem o de " Marceneiro ". Aquele que trabalha a madeira no fabrico de móveis e afins, que ao longo dos tempos sempre tem presenteado a humanidade com bonitos e pessoais "« entalhes »". Quantas dessas maravilhosas obras existem no Universo? Imaginar é possivel, mas conhecer ..., talvez impossivel.
Os " Génios ", profissionais, dedicados, criadores, honestos, com carácter, audazes, tambem devem preocupar-se com o seu semelhante, entregar-se e defender a "« causa »".
O Zé ... de brandos costumes acomoda-se, não exige, fica à espera. Não, não deve esperar que a fruta caia de madura. Não ao "« tudo isto é triste, tudo isto é Fado »".

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PRESIDENCIAIS

Novamente do Baú dos Avós.
Nada mais oportuno do que publicar a foto/postal do 1.º ANIVERSARIO DA REPÚBLICA PORTUGUESA - 5 de Outubro de 1911.
Na legenda e alusivo à numeração existente na foto ( 1 a 8 ) está escrito:
Principais acontecimentos em Lisboa a 5 de Outubro de 1910
1 - Bombardeamento do Palácio das Necessidades.
2 - Embarque da Família Real na Praia da Ericeira a bordo do Hiate Amélia.
3 - Condução dos Jesuitas para o Forte de Caxias.
4 - Proclamação da Republica na Câmara Municipal.
5 - Desembarque da Marinha no Terreiro do Paço.
6 - Revolucionários na Rotunda.
7 - Visita do Governo provisório ao acampamento dos revolucionários.
8 - Entricheiramento na Rotunda.
Apesar de Monárquico, com curiosidade e dever de cidadão, assisti hoje ao debate televisivo entre dois dos candidatos às Presidenciais. Desilusão? Alguma, mas ao mesmo tempo fé no futuro do País.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

COMEMORAÇÃO DA RESTAURAÇÃO

Em 1 de Dezembro de 1640 teve fim a ditadura Filipina de Espanha. A Restauração foi restabelecida, entre muitos, por D. João da Casa de Bragança, aclamado pelo POVO e coroado no Terreiro do Paço como El-Rei D. João IV, o Restaurador.
A Monarquia terminou ( ou foi interrompida? ) em 5 de Outubro de 1910.
A foto aqui publicada do ultimo Rei de Portugal, D. MANUEL II, faz parte de recordações pessoais encontradas no baú dos Avós.
Admirem os pormenores da foto.