sábado, 29 de maio de 2010

80 MIL

Dizem: "« 80.000 a recibos verdes, dos quais 40.000 são de jovens. Que as habilitações são fracas, o desemprego elevado será por mais 20 anos!!! , que a verdade seja dita e não a conta gotas »".
O numero 80.000 lembrou-me algo, em alguma fase da vida já passou por mim. Ah, sim, pois, foi no final da década de 50. Entrei a meio da tarde no elétrico da linha 1, no Jardim do Passeio Alegre - Porto e qual o meu espanto, quando deparo com um Cavalheiro, conhecido na Praça, trabalhava numa Loja no Largo dos Loios, "bem bestido, comido e bebido", de Alma Salgueirista, e que dizia para a plateia: gastar 80 mil escudos, « 80 contos », de limões para os jogadores do FCP? Como é possivel comer tanto limão?!!! Como normal a gargalhada foi geral. Mas, as pessoas não deixaram de se entreolhar e interrogar: será possivel?!!! Nunca cheguei, nem tão pouco me interessou saber a verdade. Com a idade da altura o que interessava era viver, divertir e gozar a vida. Hoje é diferente, dá para pensar, preocupar e interrogar: Será? É possivel? Vai continuar?
Dá vontade de recordar Zeca Afonso, ( que por sinal, se fosse vivo, faria 80 anos ): Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada »".

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Com o Coração ou a Razão?

" Gostaria de pensar que não se morre enquanto perdura a capacidade de SONHAR que se pode mudar alguma coisa no mundo ".
Sonhar ? Quem já não sonhou ou sonha?
Se for no sentido de mudar algo, que seja na direcção criativa e positiva do colectivo, do comum, do social, da partilha, da dádiva, da entrega, da ... Jamais mudar para pior e ou prejudicar. A mente pensante é muito fértil e de grande alcance.
Por vezes dou comigo a meditar: quando queremos mudar algo devemos fazê-lo com o Coração ou com a Razão?
Com o Coração e Amor é saudável e bom, mas a Razão não deve ser descurada, pelo contrário, deve ser ponderada, não tomada de animo leve, ou seja, qualquer decisão deve ser sempre bem pensada, calculada e analisada na implicação.
É normal que o individual não se deve sobrepor ao colectivo, mas o contrário, quando necessário, também deve ser considerado e ponderado.
Uma decisão sempre que implique terceiros não deve ser tomada a frio, mas sim após grande reflexão e análise das consequências.
Como seria bom ter sempre presente o ditado:
  • "« O homem tem o coração perto da boca, mas deveria ser como o Cisne »".

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Esclarecer na União e Partilha é necessário

Foi dito: " Porque chegamos a esta situação? A discussão ficará para outra altura. Mas terá de ser mesmo feita ". E será ?!!! Temos sérias dúvidas. Haverá vontade e coragem? Já existiram tantas oportunidades e nada. Adiar, adiar é o que se verifica. A verdade nua e crua é necessária. O " Zé " tem o direito de saber e não só pagar. Sim, porque neste momento, certeza, certeza, é que passa a pagar e não bufa.
O sacrifício imposto merece recordar o Velho Leão: " sangue, suor e lágrimas ".
Mais contenção é precisa... e não direccionar pelo caminho mais fácil, « apertar o cinto ».

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Comemorações do 25.º Aniversário da APADP

















APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos
Fundada em 7 de Maio de 1984
IPSS - Reg. 18/85
O encerramento das comemorações dos 25 anos teve lugar a 7 de Maio de 2010, dia festivo e igualmente comemorativo do 26.º Aniversário.
A data foi assinalada, na Casa de Saúde da Idanha-Belas, com um " SEMINÁRIO " subordinado ao tema « O Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Mental », terminando com uma reunião convívio da FAMILIA APADP na Sede e Centro Cristovão Colombo de Oliveira.
Parabéns à APADP, extensivos a todos aqueles que lhe deram e continuam a dar forma, existência e garantia no apoio vitalício aos Utentes, ou seja, aos Sócios, Amigos e Colaboradores.
"« A continuidade do funcionamento e manutenção tem os problemas inerentes à situação de uma IPSS, com necessidades de um bom e eficaz comando e gestão »".
Aos Sócios e Amigos, a vossa contribuição e apoio são indispensáveis.

domingo, 16 de maio de 2010

GANANCIA, APROVEITAMENTO OU NECESSIDADE

É uma característica dos homens. Uns por inveja. Outros por PENACHO, por oportunismo, por necessidade de dar nas vistas, para estar na ribalta, por compensação, por abuso, por não ter respeito, enfim, por garotice, ou como dizia o meu amigo: " por cachopice ".
Poderá ser também porque não podem ver o parceiro com a camisa lavada. Será que a deles está suja? Não poderá ser lavada? Está coçada e gasta? Terá que ser substituída? A visibilidade obriga a traje novo?!!! É a mentalidade de tentar ser superior? Em termos Sociais? Sim, porque no restante será como se diz na minha terra "« coitado »".
Temos fé que um dia a igualdade seja possível. Que o cinismo e o oportunismo se transforme em virtude, mas da autêntica, com carácter. Viver de expedientes tem o fim à vista e a prazo.