Dizem: "« 80.000 a recibos verdes, dos quais 40.000 são de jovens. Que as habilitações são fracas, o desemprego elevado será por mais 20 anos!!! , que a verdade seja dita e não a conta gotas »".
O numero 80.000 lembrou-me algo, em alguma fase da vida já passou por mim. Ah, sim, pois, foi no final da década de 50. Entrei a meio da tarde no elétrico da linha 1, no Jardim do Passeio Alegre - Porto e qual o meu espanto, quando deparo com um Cavalheiro, conhecido na Praça, trabalhava numa Loja no Largo dos Loios, "bem bestido, comido e bebido", de Alma Salgueirista, e que dizia para a plateia: gastar 80 mil escudos, « 80 contos », de limões para os jogadores do FCP? Como é possivel comer tanto limão?!!! Como normal a gargalhada foi geral. Mas, as pessoas não deixaram de se entreolhar e interrogar: será possivel?!!! Nunca cheguei, nem tão pouco me interessou saber a verdade. Com a idade da altura o que interessava era viver, divertir e gozar a vida. Hoje é diferente, dá para pensar, preocupar e interrogar: Será? É possivel? Vai continuar?
Dá vontade de recordar Zeca Afonso, ( que por sinal, se fosse vivo, faria 80 anos ): "« Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada »".